segunda-feira, 15 de novembro de 2010

O empreendedorismo está nos genes?!

Há dias assisti a um programa de televisão dedicado ao Empreendedorismo em Portugal bastante interessante até que...a narradora do programa afirmou "O empreendedorismo é hereditário e precisamos de mais empresas no país para se criarem novos postos de trabalho". Depois desta afirmação o que há a dizer?!

Concordo com a segunda parte da frase. Tem lógica. Uma coisa leva necessariamente a outra. Agora... O empreendedorismo é hereditário?! Primeiro presume, pela sequência da frase, que só é empreendedor quem é empresário. Pobres daqueles que investem nas suas carreiras, que têm iniciativa, ideias, que arriscam nas empresas dos outros. Segunda a frase supracitada estas pessoas não são empreendedoras, devem ser apenas bons funcionários. Também posso concluir que esta frase exerce uma enorme pressão sobre os filhos e netos dos empresários deste país que, eventualmente de empreendedores podem ter muito pouco (não herdaram isto coitados!), mas toca a criarem empresas que este país está a precisar de postos de trabalho.

Segunda a frase em causa posso concluir também que todos aqueles que têm empresas mas não são descendentes de empresários andam muito enganadinhos, andam-se a enganar a eles próprios!

Óbvio que o empreendedorismo não é hereditário. Podemos herdar algumas características que fazem no seu conjunto com outros factores, com que uma pessoa seja empreendedora. Acho que acima de tudo se aprende e apreende a ser um empreendedor independentemente de se descender de uma família empreendedora. Claro que quando se nasce numa família em que o empreendedorismo está muito presente, desde muito cedo se desenvolvem e incutem características e valores como a iniciativa, persistência, visão de negócio e, acima de tudo, auto-confiança.

Expansão do Negócio:

Contudo, pegando na frase novamente, os filhos de empresários não andam como loucos a abrir empresas! Empreendem nas empresas que já têm, fazendo com que se mantenham os postos de trabalho e, expandindo o negócio, eventualmente podem criar novos postos de trabalho.

Também aqueles que descenderam de pessoas nada empreendedoras não quer dizer que não tenham nascido com todo um conjunto de características que um empreendedor deve ter que, mais tarde, por necessidade de emprego ou por não conseguirem trabalhar na área que gostam ou por terem detectado uma necessidade/oportunidade por explorar construam a sua empresa.

Falar de empreendedorismo está na moda mas este sempre existiu. Existe pessoa mais empreendedora do que Leonardo da Vinci? Vamos olhar para cada um de nós porque todos temos um empreendedor que nasceu cá dentro mas, às vezes falta a motivação para que este se manifeste!

Ana Campos (www.expresso.pt)
15:17 Segunda feira, 9 de Agosto de 2010

Sem comentários:

Enviar um comentário